quarta-feira, 16 de março de 2011

Fique por dentro! > > ENERGIA NUCLEAR

  • Energia elétrica a partir de energia nuclear
    Para se obter energia elétrica a partir da energia nuclear é necessário que haja a fissão nuclear de um átomo, geralmente de urânio-235, neste processo ocorrerá a quebra do núcleo atômico, que ocorrerá com liberação de grande quantidade de energia, da ordem de 1010J de energia liberada por mol de urânio quebrado. A reação de quebra do urânio pode ser controlada ou não, caso não seja, a energia produzida poderá ser utilizada em bombas atômicas, caso ela seja controlada, poderá ser utilizada de maneira benéfica, como na produção de energia elétrica.
    A grande quantidade de energia produzida na reação de quebra do urânio será utilizada para aquecer um caldeirão que gerará vapor. Este vapor será induzido a passar por um sistema de turbinas, que serão as responsáveis por fazer girar um gerador, que por sua vez produzirá energia elétrica através da indução magnética, ou seja, do movimento de um ímã, que fará aparecer uma corrente elétrica no sistema. A produção de energia elétrica a partir de quedas d'água ou de fissão nuclear controlada produz a mesma energia elétrica.
    A energia elétrica produzida a partir de energia nuclear não é radioativa e é igual a energia produzida em hidroelétricas, podendo ser utilizada para os mesmos fins.

    **

    ENTENDA A CONTAMINAÇÃO NUCLEAR E SEUS RISCOS

    * A radiação em altas doses tem efeitos graves sobre o corpo humano, tanto no curto quanto no médio prazo. A contaminação causada por uma bomba atômica, por exemplo, pode levar à destruição total das células e, consequentemente, à morte rápida.

    A exposição a elevados níveis de radiação também pode levar ao impedimento da divisão celular, a danos permanentes às células e a modificações na estrutura genética das células reprodutoras (espermatozoides e óvulos).

    Na prática, isso significa que pessoas expostas à radiação podem desenvolver diversos tipos de câncer, como a leucemia - caracterizada pela reprodução descontrolada dos glóbulos brancos no sangue. 
     Vítimas da radiação também podem ter filhos com sérios problemas congênitos. Ausência ou deformação de membros e retardamento mental estão entre os mais comuns. 


    **

     Chernobyl sofreu explosão

    Um dos acidentes nucleares mais notórios da história aconteceu na usina de Chernobyl, na Ucrânia em 1986.

    A explosão do reator atômico liberou uma imensa nuvem radioativa que contaminou pessoas, animais e o meio ambiente em uma área de milhares de quilômetros quadrados.

    Os mortos por contato direto com a radiação - primordialmente trabalhadores da usina - chegaram a 28. No entanto, estudos internacionais apontam que até 60 mil pessoas morreram ou ainda vão morrer em virtude de doenças causadas pela contaminação.



     É galerinha brasileira, agradeça por morar aqui... esqueça um pouquinho seus problemas, muitas vezes fúteis, e reze por 5 minutinhos por todos que estão realmente sofrendo lá no Japão!!

Para todos que visitam o blog! ;)

"O sucesso só depende de você!!"


...é tudo o que eu quero...

...é tudo o que eu quero...
...pra mim...♪